Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Localizada em Bangu/RJ, a Escola de Dança Marta Bastos vem, há 20 anos, desenvolvendo um ensino que prioriza a qualidade e o diferencial artístico. Com aulas de Ballet Clássico, Jazz, Sapateado, Hip Hop , Dança de Salão e Zouk a programação é especializada e dividida por níveis e idade. Visando sempre a formação de profissionais qualificados e o desenvolvimento cultural dos alunos.

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Danser - 3ª Encontro das Danças


A Assessoria de Cultura do Teatro Escola SESC tem o prazer de convidá-los para participarem do Danser - 3ª Encontro das Danças. Nosso evento ocorrerá entre os dias 27 e 30 de maio de 2011. A programação é totalmente gratuita! Informamos ainda que as inscrições para a oficina "Composição para Movimento" com o Coletivo Lugar Comum (PE) já estão abertas. Serão oferecidas apenas 15 vagas, por isto é importante garantir logo a sua. Segue abaixo a programação, incluindo a descrição dos objetivos da oficina.
Para maiores informações, favor entrar em contato com a Assessoria de Cultura por email ou pelo telefone 3214-7404.

Assessoria de Cultura

Escola SESC de Ensino Médio
(21) 3214-7404


27/05 15h
Espetáculo 9+1 (Cia Urbana de Dança/RJ)
A soma é líquida e certa: 9 + 1 é o novo espetáculo da Cia Urbana de Dança que comemora em cena seu quinto ano de trabalho. Nove é o número de dançarinos que promove o hip hop urbano em trânsito aberto com a dança contemporânea. A coreógrafa Sonia Destri é a unidade complementar que continua a investigar as possibilidades do movimento surgido nas ruas das metrópoles. 9 + 1 surgiu da vontade de pensar em nova sonoridade e nova movimentação. Ou melhor, continuar usando a movimentação urbana como meio e não como resultado final. Os dançarinos da Cia Urbana de Dança se afirmam como sujeitos a partir de suas trajetórias como afro-latinos, brasileiros e jovens, vindos das periferias da cidade do Rio de Janeiro. Cada um deles trouxe uma leitura particular de movimento e chegou-se a este resultado.

FICHA TÉCNICA:
Direção e dancing designer: Sonia Destri
Dançarinos: Tiago Sousa, Miguel Fernadez, Andre Virgilio, Cleyton Hilario, Filipe Oliveira, Johhny Brito , Leo Galvao, Raphael Russier e Junior.
Trilha musical: Rodrigo Marçal
Assistente de produção: Andre Virgilio
Assistente de coreografia: Rapahel Russier e Miguel Fernandez
Classificação Etária: 14 anos
Duração: 45 min.
Capacidade: 100 lugares
28/05 18h30
Espetáculo Leve (Coletivo Lugar Comum/PE) – integrante do projeto Palco Giratório
O espetáculo Leve transporta para a cena as sensações, os sentimentos e os questionamentos do ser humano diante da morte. O trabalho foi criado sob a perspectiva de quem viveu a perda, a partir das vivências das criadoras-bailarinas Maria Agrelli e Renata Muniz. A concepção do espetáculo surgiu das reflexões das duas artistas, que lidavam de forma diferente, e até mesmo divergente, sobre a perda de pessoas próximas. As variadas perspectivas de encarar a morte serviram de suporte para a criação de Leve, abarcando a complexidade e intensidade do tema proposto. As sensações de impotência, saudade, dor, raiva, desespero, vazio, alívio se mesclam na cena do espetáculo, desvelados pelo corpo das bailarinas e pelo ambiente criado para este trabalho. Um espetáculo-instalação de dança que une coreografia e improvisação, propondo a imersão do público em uma atmosfera mística, intimista e lúdica.
Ficha Técnica
Concepção, criação e coreografia: Maria Agrelli e Renata Muniz
Bailarinas-criadoras: Maria Agrelli e Renata Muniz
Assistente de coreografia: Liana Gesteira
Pesquisa teórica e diário de criação: Renata Pimentel
Consultoria artística: Valéria Vicente e Maria Clara Camarotti
Preparação corporal: Liana Gesteira e Luiz Roberto Silva
Preparação vocal: Conrado Falbo
Trilha sonora original: Isaar
Iluminação (criação e operação): Luciana Raposo
Figurino (criação): Maria Agrelli
Cenário e design gráfico: Isabella Aragão e Luciana De Mari
Cenotécnico e sonoplasta: Almir Negreiros
Produção: Coletivo Lugar Comum
Produção Executiva: Carminha Lins
Fotos: Breno César
Classificação Etária: 14 anos
Duração: 45 min.
Capacidade: 100 lugares

28/05 – 19h15 Pensamento Giratório com o Coletivo Lugar Comum (PE) e a coreógrafa Marta Bastos da Cia Khoros (RJ)
Tema: Um corpo para cada criação
Logo após o espetáculo será realizada uma mesa de debate em que Liana Gesteira, Maria Agrelli, Renata Muniz e Luciana Raposo, do Coletivo Lugar Comum, junto com uma convidada local, a coreógrafo Marta Bastos da Cia Khóros (RJ) , abordarão a construção de um corpo para cada trabalho artístico. Para esse debate será proposto uma reflexão tanto da perspectiva da preparação corporal e da elaboração de movimentos para um espetáculo, como da formação da equipe de profissionais envolvidos na criação. Entendendo que cada proposta de criação demanda diferentes proposições corporais e diferentes criadores, que devem ser definidos a partir do tema a ser trabalhado em cena.
Duração: 60 min.
Classificação Etária: 14 anos
Capacidade: 100 lugares

29/05 10h30 às 17h30 - Oficina “Composição para movimento” com o Coletivo Lugar Comum (PE) – integrante do projeto Palco Giratório
O objetivo é potencializar o uso do corpo como elemento para criação artística, promovendo exercícios de conscientização, percepção corporal e composição do movimento. A oficina foi elaborada a partir da experiência de criação do espetáculo Leve, que utilizou exercícios de improvisação como laboratório para a elaboração coreográfica.

Ministrantes: Maria Agrelli e Renata Muniz
Publico alvo: dançarinos, atores, estudantes, performers, etc.
Capacidade de inscritos: 15 alunos
Classificação Etária: 14 anos
Inscreva-se já

29/05 18h30 – Espetáculo “Radiografia Carioca” (Cia Khóros / RJ)
“Radiografia Carioca”, numa viagem tão atemporal quanto bem humorada, faz alusões a lugares, histórias, costumes, tradições do Rio de Janeiro, que escorre em samba, religião e cultura sobre os trilhos da cidade maravilhosa. Trilhos às vezes de asfalto, chamados: Brasil, Suburbana, Santa Cruz, onde muitos bondes também já cruzaram um dia seus caminhos. Viagem essa que radiografa seu subúrbio, que para nós é carioca da gema e que também com ele traz no seu conceito uma concepção nada rígida desse subúrbio, mas que destaca um traço de identidade das pessoas que nascem e se criam por aqui, no seu jeito peculiar de ser. Nesta criação, tivemos como ponto de partida a rede ferroviária que nos serviu de inspiração para investigar as características do subúrbio.
Ficha Técnica:
Direção Marta Bastos
Diretora Assistente Renata Diniz
Coreografia Marta Bastos + Renata Diniz
Concepção de luz Renata Diniz
Sonoplastia Jorge Tavares
Figurino Marta Bastos + Renata Diniz
Design Gráfico Fernanda Xavier
Vídeo e Cenografia David Valcárcel
Fotografia Robson Drumond e Olívia Orquiza
Cenotécnico Júlio Rocha + Thiago Cavalcante
Capoeira Mestre Robalo
Professores Andrea Raw ,Renata Diniz e Marta Bastos
Bailarinos Jefferson Costa , Jorge Tavares , Julio Rocha , Ricardo Martins
e Thiago Cavalcante
Classificação Etária: livre
Duração: 45 min.
30/05 9h às 18h – Trocando em miúdos entre a Cia Khóros /RJ e o Coletivo Lugar Comum/PE – integrante do projeto Palco Giratório
Trocando em miúdos é uma atividade do projeto Palco Giratório em que o grupo que está circulando nacionalmente com o seu trabalho pelo projeto Palco Giratório se encontra com um grupo local para trocarem experiências, conversarem sobre suas metodologias e procedimentos criativos. Participação restrita aos integrantes dos grupos, mas para assistir como ouvinte faça sua inscrição por telefone e/ou email.

quarta-feira, 20 de abril de 2011

O publico pode conferir a arte que se faz em Bangu.

Anteciparemos para dia 21 ( quinta) o Dança na Calçada  do dia 22  ( sexta) de abril.




Espetáculo de Dança na calcada desperta a atenção de pessoas que passavam pelo local .

Alunas da EDMB dançam trecho do Ballet “ A Bela Adormecida”



Os dois primeiros dias do “ Dança na Calçada”  contou com um publico bastante atento .
Sem duvida alguma o objetivo foi atingido. Pessoas que passavam pelo local foram atraídos pelo espetaculos.
O publico pode  conferir a arte que se faz em Bangu.

 No dia 08 - Jazz e Sapateado da Coreografa Erica Belo confirmou o trabalho de qualidade da mestra que dedica-se a 19 anos a EDMB.

Dia 15 - Foi a vez dos novos coreógrafos e ex alunos da EDMB mostrarem que talento nao falta no subúrbio do Rio. Ricardo Pinheiro e Jorge Tavares remontarão  em parceria “ Bodas de Aurora” .
Em formato de espetáculo Itinerante , a nova peça da Cia Khoros de Dança , mostrou seus primeiros estudos sobre as Lendas brasileiras. Também com  coreografias , roteiro , direção  de Jorge Tavares e pesquisa de movimento dos Bailarinos Julio Rocha e Thiago Cavalcante.
A trilha sonora foi composta exclusivamente para o trabalho por Pedro Larrubia.
A Cia Khoros tem direção geral de Marta Bastos com colaboração  de Renata Diniz

sábado, 9 de abril de 2011

quarta-feira, 6 de abril de 2011

ADançar nåo tem idade


JAZZ       SAPATEADO    DANÇA FLAMENCA    BALLET CLÁSSICO

DESCONTOS  SUPER ESPECIAIS

Venha fazer uma aula experimental e escolha sua modalidade.